Blog

13.05 - 08h53min

Quantas porções de frutas comer diariamente?

Quer saber quantas porções de vegetais você precisa comer por dia? Conheça uma revelação bombástica da OMS!

Quantas porções de frutas comer diariamente?

Quando falamos em comer de forma saudável, o nosso conselho é para que você mantenha uma dieta recheada com frutas e hortaliças que podem turbinar o funcionamento do seu organismo.

Pode até parecer chato ou repetitivo, mas o tema vem sendo discutido constantemente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que recentemente concluiu: comer uma certa quantidade mínima de frutas e hortaliças todos os dias te ajuda a evitar qualquer doença!

Quer saber mais sobre quantas porções de frutas e hortaliças você precisa comer diariamente para melhorar a saúde? Então fique com a gente!

Conheça o “número de ouro”

Para chegar à quantidade ideal de frutas e hortaliças que devem ser consumidas por dia, a OMS fez um estudo interessante: a organização separou 830 mil pessoas em grupos que consumiam, diariamente, mais ou menos porções de vegetais.

A principal conclusão, segundo Wei Bao, epidemiologista dos Institutos Nacionais de Saúde (EUA), foi:

“Com base nos nossos achados, um indivíduo que come cinco porções diárias de vegetais tem uma redução de 25% no risco de morrer por qualquer doença em comparação com quem quase não os consome. De cinco em diante, não vimos benefícios adicionais”.

Não à toa, portanto, que a recomendação padrão da OMS atualmente é para que cada pessoa consuma pelo menos 5 porções de vegetais variados ao longo do dia (frutas, folhas verdes, leguminosas etc).

Pequenas mudanças também trazem resultados

O mesmo estudo da Organização Mundial da Saúde mostrou que quebrar pequenos maus hábitos alimentares também pode fazer um bem enorme para a nossa saúde.

É o caso, por exemplo, de quem antes não comia nenhum vegetal e passou a incluir uma simples maçã ou algumas folhas de alface à alimentação diária: essa mudança reduziu em 5% a taxa de mortalidade por diversas causas (principalmente a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares).  

Caso esteja se perguntando, vegetais como frutas e hortaliças são valiosos porque possuem uma série de nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do seu organismo. Veja alguns exemplos:

  • Vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, relaxam as artérias e diminuem a pressão arterial
  • Fitoquímicos como os carotenoides, que previnem o câncer de mama e de próstata, e as antocianinas, que previnem doenças cardíacas e neurológicas
  • Fibras que melhoram o funcionamento do intestino e auxiliam no controle do colesterol


A situação no Brasil

Segundo os últimos levantamentos do IBGE, somente 10% dos brasileiros conseguem atingir a meta de consumo de 5 porções diárias de frutas e outros vegetais. Para ajudar a melhorar esse número, você pode:

  • Manter as frutas mais à vista dentro de casa
  • Criar o hábito de fazer salada de frutas semanalmente
  • Montar pratos mais coloridos nas principais refeições do dia
  • Levar uma maçã ou banana para comer no intervalo do trabalho
  • Compartilhar este artigo cheio de dicas legais com um amigo ou familiar!


E caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não se esqueça de deixar a sua pergunta nos comentários. Responderemos o mais breve possível!

Fonte dos estudos da OMS: https://saude.abril.com.br/alimentacao/5-porcoes-de-frutas-e-hortalicas-por-dia-ajudam-a-evitar-qualquer-doenca/
 

Deixe o seu comentário