A maçã é a mais versátil das frutas. Além de saboreá-la, com ela você pode preparar muitas
receitas.
É uma das frutas que você pode encontrar sempre fresca o ano todo.
Uma árvore de maçã começa a produzir entre 3 a 4 anos e ocasionalmente pode chegar a 25 anos
ainda produzindo.
A média de consumo por pessoa no Brasil varia entre 5 a 6 Kg de maçã por ano. 2 maçãs médias
equivalem a 1 copo de suco de maçã. Mais da metade das maçãs produzidas em Santa
Catarina vem da cidade de Fraiburgo-SC.
A Fischer é a maior produtora nacional de maçãs.
Uma maçã tem 5 gramas de fibra, suprindo 20% da necessidade diária de fibras.
Cidade de Fraiburgo – SC –
www.fraiburgo.sc.gov.br
Maçãs Turma da Mônica –
www.turmadamonica.com.br
Ministério da Agricultura – Instrução Normativa 5 da classificação da maçã -
www.ministeriodaagricultura.org.br
Programa alimentar 5 ao dia:
www.5aodia.com.br
Uma maçã por dia pode ajudar no combate ao Câncer (Revista Nature – 22 de junho de
2000)
Cientistas norte-americanos descobriram que a maçã, uma fruta rica em fitoquímicos como
flavonóides e polifenois, poderia contribuir no combate ao Câncer.
Ao estudar a casca e a polpa da maçã, pesquisadores concluíram que 100 gramas de maçãs
frescas podem ser mais benéficas que um comprimido de 1.500 gramas de Vitamina C, considerada
saudável por seus efeitos antioxidantes.
“Nossa pesquisa indica que o consumo de antioxidantes naturais diretamente da fruta
fresca pode ser mais eficaz que um suplemento alimentar”, disseram os cientistas da
Universidade de Cornell, em um informe publicado no seminário Nature.
Em testes de laboratório, os pesquisadores concluíram que extratos retirados da casca da maçã
inibiam o crescimento das células canceríginas do colo em cerca de 43 por cento e os provenientes
da polpa em si reduziam esse aumento para 29 por cento.
Testes similares com células de câncer de fígado resultaram ainda mais
eficazes. Extratos de casca reduziram o crescimento destas células em 57 por cento e os da
polpa em 40 por cento.“A ciência tenta isolar compostos individuais, como a vitamina C, a
vitamina e o betacaroteno, para determinar se estes podem trazer benefícios como antioxidantes
e anticancerígenos”, afirmou o professor Rui Hai Liu, um dos autores do estudo. |